Ana Carolina Moreira Albuquerque é portadora de Paralisia Cerebral, apresenta sequela neurológica decorrente de prematuridade e diparesia espástica com comprometimento de função manual associado.

    Esta sequela é resultado de uma hemorragia Peri  intraventricular, uma doença grave que pode levar ao surgimento de comprometimentos motores e/ou cognitivos repercutindo na qualidade de vida do paciente, assim como no âmbito familiar.

    A hemorragia Peri intraventricular ocorre particularmente em recém-nascidos prematuros, na maioria dos casos esta hemorragia ocorre nos primeiros dias de vida, e o quadro clínico depende da gravidade da hemorragia.

    As hemorragias são classificadas de I A IV de acordo com a sua gravidade, hemorragias de graus I e II são mais comuns, ocorrendo em cerca de 75% dos casos, geralmente sem grandes complicações. As de graus III e IV são mais graves e podem resultar em danos cerebrais crônicos.      

    No caso da Ana Carolina foi detectado hemorragia Peri intraventricular grau III.  

 

 

Círculo Vermelho – Área onde ocorreu a Hemorragia (área afetada)

Círculo Verde – Área de penumbra > área ao redor da lesão, devido ao edema, nesta área há uma redução importante do fluxo sanguíneo cerebral, região com tecido neuronal ainda viável, tecido sob risco.